6 de dez. de 2010

Musicoterapina na Gravidez

.
Ao longo dos tempos a musica esteve presente em todas as civilizações e os seus efeitos terapeuticos estavam acossiados á ideia de harmonia divina ou cosmica.
A musicoterapia utiliza a música e os seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), para facilitar e promover a comunicação, aprendizagem, mobilização, expressão e organização de processos psiquicos para que desenvolvam o seu potencial e adquiram melhor qualidade de vida.
A musicoterapia começa a ser utilizada nas grávidas para garantir proximidade e uma melhoria da qualidade de vida para o bebé e para a mãe.
Num estudo realizado por J. Hykin e a sua equipa, publicado no jornal The Lancet, em 1999, provou-se que o cérebro do feto reage à música. Normalmente, a actividade cerebral nos fetos era medida através de uma análise das mudanças do batimento cardíaco como resposta a estímulos. Neste estudo foi usado outro método: a ressonância magnética (já usada nos adultos). J. Hykin e os seus colegas analisaram a resposta dos bebés colocando um tubo ligado a um altifalante perto do abdómen da mãe. Depois tocaram uma rima para bebés durante 15 segundos. Quatro dos 14 bebés examinados demonstraram um aumento significativo da actividade cerebral. Assim, pode detectar-se qualquer variação na actividade cerebral do feto

Leia mais aqui

Um comentário:

  1. Olá vovó das netinhas gêmeas. A senhora não me conhece,mas fui amiga de escola (ADN) da Aninha. Vi seu comentário em uma das fotos do orkut da Adriana e como vi o sobrenome Folly, achei que era parente da Aninha e era mesmo, qdo entrei vi a ilustração do perfil das netinhas gêmeas e cliquei no blog e então tive a certeza que era a Aninha que pensava ser. Estou muito feliz em saber que ela está feliz e muito bem, ainda mais agora com as bebês a caminho. Por favor diga a ela que postei o comentário e que deixo um grande beijo e muitas saudades da nossa época de escola, das conversas, das bagunças que fazíamos. Éramos sempre nos três que andávamos juntas, eu , ela e a Adriana, mas depois que deixei a escola p/ fazer o segundo grau, nunca mais a vi. Também casei e tenho um casal de filhos. Pouco tempo add a Adriana no orkut e agora a felicidade de rever a Aninha.
    Grande beijo para senhora e outro para minha amiga que tá linda demais!!!!! qualquer coisa meu orkut é Juliana **L **M
    beijinhos

    Juliana

    ResponderExcluir