Ouvir a criança e deixá-la expressar seus sentimentos é uma das atitudes a tomar

Quando eles são os primeiros filhos, não há problema... Mas, como fica a situação quando já existe um irmão mais velho? Certamente, o ciúme vai aparecer de algum modo. E é natural – e esperado - que seja assim.
Isso acontece pois o filho mais velho pode viver, com a chegada dos irmãos, uma sensação de isolamento e de exclusão. Os gêmeos passam a ser o centro das atenções e ele, muitas vezes, pode sentir que está perdendo seu lugar e o amor dos pais e das pessoas com as quais convive.
Essa é uma situação muito delicada e, por mais trabalhosa – e encantadora! - que seja a experiência de ter múltiplos, é preciso cuidado e atenção na hora de lidar com o filho mais velho. Então, o que os pais podem fazer para que essa situação não se complique ainda mais?
A criança mais velha não entende muito bem o que está sentindo, pois fica brava, com raiva e, às vezes, passa a agredir os irmãos, fisicamente ou verbalmente. Se não consegue manifestar essa raiva, pode também, ficar melancólica ou apresentar atitudes regressivas (como fazer xixi na calça, por exemplo). A percepção da própria raiva costuma trazer consigo um sentimento de culpa, como se isso significasse a incapacidade de gostar dos irmãos. A primeira coisa a fazer é esclarecer para a criança que ela está com ciúme, e que esse é um sentimento compreensível, já que agora tem que dividir com eles o espaço e a atenção que antes eram somente seus. Ao mesmo tempo é preciso garantir que ela não perderá amor. É importante que os pais entendam e tratem o ciúme como um sentimento comum a todas as pessoas, validando o que a criança sente e evitando qualquer tipo de julgamento negativo.
Leia o artigo completo clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário